Noticias

Dicas de etiqueta


POSTURA CORRETA À MESA

* sente-se com elegância mantendo a coluna ereta
* não cole as costas no encosto da cadeira
* evite cruzar ou esticar as pernas para não atrapalhar as pessoas a sua frente
* mantenha as mãos sobre a mesa apoiando somente os punhos
* nunca apóie os cotovelos nem abra muito os braços para não incomodar as pessoas ao lado
* ao sentar-se coloque o guardanapo (de tecido) sobre o colo
* use-o sempre que necessário e sempre depois de tomar qualquer liquido

RECEBENDO OS AMIGOS EM CASA

Suponhamos que você vai receber visitas em sua casa. Mesmo que você não seja dada a formalidades, chegará um dia em que circunstâncias alheias à sua vontade irão obrigá-la a programar um jantar de cerimônia. É melhor, então, saber agora o que fazer e como fazê-lo, para que a eventualidade não a encontre completamente desprevenida.

Para que tudo corra bem, desde a véspera comece a tomar algumas providências. Escolha o menu. Faça, então, uma lista dos ingredientes que serão utilizados, a fim de que, à última hora, nada lhe falte. O mesmo critério deverá ser observado quanto aos vinhos e outras bebidas que serão servidas durante a refeição. Sobremesas geladas podem ser preparadas de véspera, diminuindo o seu trabalho no dia da reunião.

A arrumação da mesa vem a seguir. Para cada ocasião a arrumação da mesa é diferente. Para um almoço, por exemplo, um serviço americano ficará muito bem. Louças rústicas e talheres modernos farão uma mesa linda. Para um jantar formal, a escolha deve ser mais cuidadosa, tanto no que diz respeito à toalha da mesa quanto aos cristais, talheres e porcelanas. Um jantar americano permitirá maiores liberdades.

O que colocar então como centro de mesa? Suas cores devem harmonizar-se com a toalha, com a porcelana e com o próprio ambiente da sala. Velas e flores são ideais para um centro de jantar. Flores e frutas alegram as mesas de almoço, enquanto que um arranjo mais leve cabe muito bem numa mesa de chá.

 

PS: usar palitos de dente em qualquer jantar é super brega e inadmissível na regra da etiqueta.


Churrasco em Casamento


Aprenda a organizar um evento descontraído com elegância e sem cometer gafes

Pode parecer incomum, mas muitos casais optam por organizar uma festa de casamento com churrasco uma opção simples que pode ao mesmo tempo ser elegante um churrasco com tudo o que têm direito para os familiares e amigos.

O mais importante, antes de começar a planejar, é ter em mente que churrasco não é sinônimo de relaxo. A cerimonialista Márcia Possik, da Marriages, disse que se o casal quer um ambiente espontâneo, alegre e descontraído, fez a escolha certa, porém, ela não aconselha aos clientes o churrasco, por achar que falta um pouco do “glamour” que um casamento pede o churrasco pode ser feito no campo, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa descoberto, pois o horário ideal para esse tipo de evento é à tarde, no horário do almoço.

Planejando o evento

Se o objetivo for uma recepção elegante o ideal é montar uma mesa para as guarnições e outra para os convidados sentarem, evitando mesas de plástico. Para finalizar, talheres bonitos, copos apropriados e toalhas ajudam a compor o ambiente.

“Quando a proposta é o festival de espetinhos, calcule cerca de seis por pessoa”. Nada de espetos circulando. Monte bandejas com opções variadas e deixe os convidados escolherem. Mussarela de búfala, espetos de carne de soja ou frutas são opções inovadoras. Na trilha “sonora, músicas ambientes ou mesmo um conjunto de chorinho animam a festa”.

O importante é oferecer uma boa variedade de petiscos como pães e pastas de diversos sabores, azeitonas, variadas saladas, queijo coalho ou mussarela, coração de frango, lingüiça calabresa e de frango, espetinhos de frango e de carne, tomate, pimentão, arroz, farofa e bacon. Para acompanhar, bebidas variadas, bolo, doces em calda, docinhos e frutas.

Depois da refeição, os noivos podem servir frutas frescas ou sobremesas refrescantes.

Servindo o churrasco

a proposta de um churrasco deixa como opção mais adequada o serviço à americana, ou seja, self service, onde os convidados se servirão durante todo o evento em ilhas montadas para este fim.

O serviço também pode ser à inglesa, onde garçons servem as carnes para os convidados em travessas. “Isso exigirá muita agilidade para que as carnes não esfriem”,

é necessário montar um buffet de saladas variadas com seus molhos e outro para guarnições quentes acondicionadas em réchauds: arroz de vários tipos, farofas (manteiga , farofa de ovos e outras), legumes grelhados (como cebola recheada, espinafre, brócolis, vagem, couve, acelga e agrião), batata rostie, frita e portuguesa, erva-doce ,batata doce com cominho, lima e chilli. Berinjela, alcachofras e aspargos. Pimentão, champignon e abobrinha.

Decoração

Uma decoração simples, com flores nas mesas dos convidados e nas mesas de comida é a grande aposta de Lígia Marques. Segundo ela, se o ambiente tiver uma piscina, pode-se fazer uma bonita decoração utilizando-a, frisando que a piscina não deve ser usada pelos convidados e nem pelos noivos durante a festa.

“Dentro da proposta mais informal a decoração deve ser rústica”,

Os usos de tecidos em tons crus tramam mais abertos, como algodão, linhos rústicos e juta, xadrezes, estampados ou listrados, combinando com os lisos. Louças, talheres e guardanapos de tecido, também mais informais. Arranjos com flores do campo e muita folhagem decorativa. Buffets bem coloridos com frutas e legumes montados esteticamente. Móveis mais rústicos.